Boas Novas
Em 20/10/2010, foi inaugurada as aulas do Laboratório de Informática em nossa escola atendendo a 560 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Nas aulas de informática são abordados os conteúdos de softwares educacionais livres, voltados à educação infantil, destaca-se como outro objetivo deste trabalho, bem como uma constante atualização dos mesmos. O processo de escolha é rigoroso e leva em consideração aspectos educacionais que permite as professoras trabalhar quesitos como: coordenação motora, desenvolvimento da criatividade, lógica e raciocínio, distinção de formas e cores, tomada de decisão, noções de direção, tempo e espaço, memorização, dentre outras habilidades.
Todos os alunos participam das atividades com bastante interesse e muito entusiasmo!
Para Freire, (1996) a escola exerce o papel fundamental para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.
O laboratório de informática na escola deve ser considerado como um outro ambiente de aprendizagem, um meio que se acrescenta ao processo ensino/ aprendizagem, que tem por objetivo a ampliação e manutenção de uma cultura de informática entre alunos e equipe de educadores.As atividades para realização de trabalhos e projetos que são desenvolvidos junto ao Laboratório de informática, apontam o computador com todos os recursos multimídia que oferece, como um elemento motivador que multiplica o interesse do educando pela pesquisa podendo facilitar, promover, ampliar e qualificar a aprendizagem.Freire, (1996), "a enorme atração que o computador exerce no aprendiz seja ele de qualquer idade, aliada ao fato de ele estar produzindo algo de seu interesse e para o qual está bastante motivado, contando portanto com seu envolvimento afetivo, com certeza, tornará a aprendizagem mais efetiva e significativa."Portanto devemos compreender primeiramente que a motivação deve ser um estado permanente e uma energia dirigida para algum objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário